O Carnaval de Veneza

Mítico e famoso

O CARNAVAL DE VENEZA

O lindo e tão conhecido Carnaval de Veneza, comecou sábado 12 de Fevereiro e vai terminar no dia primeiro de Março.

Cada ano o Carnaval tem um tema, depois de 2 anos de pandemia finalmente ele voltou a animar as calli, ruelas, de Veneza.

“Lembrando o futuro” é o tema deste evento. Porque, em uma cidade tão rica em passado como Veneza, é o próprio passado que desperta o desejo de futuro.

Este maravilhoso festival é um dos mais antigos e históricos do mundo.

O Carnaval de Veneza foi instituído no ano 1094, pelo doge Vitale Falier. Falier vinha de uma das famílias mais poderosas de Veneza e propôs uma festa antes do início da Quaresma.

 

Em 1296, a festa foi formalizada por meio de um decreto do Senado. Ficou declarado, então, que o último dia antes da quaresma seria marcado pelo Carnaval.

Assim que ainda hoje quando termina o carnaval, terca-feira de cinza começa a Quaresima. No entanto, a população já começava a festa bem antes, ainda em dezembro.

Durante este período, os venezianos de todas as classes sociais, ficavam vestidos com uma espécie de casaco largo preto, chamado de “tabarro”, uma capa preta de seda cobrindo os ombros e o pescoço, e o “bauta” (máscara branca em forma de bico).

 

Com o tempo, estes simples trajes iguais foram dando espaç à imaginação pessoal, e fez vestidos muito diferentes, que muitas vezes foram inspirados nos personagens do Teatro de Comédia, como Arlequin, Pulcinella e Casanova.

 

Fantasiados tudo era permitido, sem hierarquias sociais respeitadas, as pessoas podiam interferir na aristocracia ou ridicularizar as autoridades. Veneza se transformou em um palco de teatro real, onde as danças, canções e amor foram os protagonistas libertinos.

 

 

 

Dez dias de folia imperdiveis, que tomam conta da cidade até a Quaresma, período de abstinência em que só é permitido comer peixe!