Campanários San Marco e San Giorgio Maggiore

 

Nosso passeio começa na Piazza San Marco, onde conheceremos todos os edifícios do “salão mais bonito da Europa”, como Napoleão o chamou.

Em seguida, com o elevador, subiremos o chamado “paron de casa”, ou seja, o Campanário de São Marcos.

Mostrarei os elementos arquitetônicos que caracterizam esse símbolo da cidade, a história de seus sinos e sua funcionalidade.

Vamos descobrir a placa com o nome de Galileo Galilei bem no topo da torre do sino.

A partir daí será possível ter uma visão geral dos diferentes bairros da cidade, admiraremos a rede de ruas e de canais que a rodeiam.

Depois de descer, você chegará a San Zaccaria para atravessar a bacia de San Marco e desembarcar na ilha de San Giorgio Maggiore, a algumas dezenas de metros da ilha da Giudecca.

É um lugar mágico e silencioso, longe dos itinerários turísticos que mantém intacto o seu charme antigo, cujas raízes remontam ao século X, quando os monges beneditinos fundaram o primeiro convento aqui com uma igreja adjacente.

Apesar de seu tamanho pequeno, é um tesouro precioso rico em história, arte e cultura.

A Basílica, cuja fachada branca e elegante nos dará as boas-vindas, assim que sairmos do Vaporetto (o barco de Veneza) foi construída inteiramente em estilo clássico, um projeto do grande arquiteto Andrea Palladio, no final do século XVI.

No interior, o imponente altar-mor, de Girolamo Campagna, e as duas obras grandiosas de Tintoretto: a ‘Última Ceia’ e a ‘Colheita de Maná’. A pintura “Virgem com Menino e Santos”, de Sebastiano Ricci, considerada uma das obras-primas de San Giorgio Maggiore, também é de alto valor artístico.Finalmente, a vista mais bonita de Veneza: da torre sineira de San Giorgio.A torre sineira de San Giorgio é muito mais para os venezianos: uma espécie de farol sem lanterna, por trás dela, o sol adormece todas as noites, dando-lhe uma imagens de fogos de artifício que nenhum pirotécnico seria capaz de igualar.A partir daqui, você pode desfrutar de um panorama deslumbrante e incomum da cidade e sua laguna em total tranquilidade. A moderna torre sineira, com 75 metros de altura, remonta a 1791 e foi construída seguindo o estilo da torre de San Marco.Fecha idealmente, com a soberba igreja e o convento a seus pés, o círculo da perfeição, que partindo de San Marco, toca a igreja de Nossa Senhora da Saùde, curva pela Giudecca e sua arquitetura solene e passa por este lugar onde apenas o silêncio parece real, invencível mesmo no clamor ensurdecedor das multidões de turistas.Você sabia que um foi eleito um Papa na Basílica de San Giorgio Maggiore? Vamos descobrir juntos!

Informação

  • Duração: 2,5 horas
  • Participantes: max 12 

Outros passeios que podem lhe interessar

Caça ao Tesouro em Veneza

O esplendor de São Marcos e Rialto

Osterias e Bacari de Veneza

Marco Polo, Casanova e Goldoni

Passeio de Gondola em Veneza

Os Segredos do Palácio Ducal

Praça de São Marcos

O lindo bairro de Dorsoduro

Passeio no Gueto Hebraico

Fantasmas em Veneza

Roteiro do Canal Grande